Relações com Investidores
Site Institucional

Diretoria e Conselho


Diretoria e Conselho

Diretoria e Conselho

Diretoria
Membro Cargo
Paulo Roberto Dantas Oliveira Diretor
Administrador de Empresas formado pela Universidade Católica de Salvador – UCSal, na Bahia, pós-graduado em Marketing e RH pela Universidade Salvador – UNIFACS, Especializado em Gestão de Negócios pelo INSEAD, e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especializou-se em administração de grandes empresas nacionais e multinacionais do ramo químico e petroquímico operando no Brasil e exterior.
Com uma carreira que ultrapassa 35 anos, adquiriu experiência nas áreas de recursos humanos, informática, finanças, suprimentos, relações trabalhistas, comunicação, relações com comunidade, jurídica, gestão de negócios, comissionamento e des-comissionamento de fábricas, governança corporativa, mercê de suas experiências profissionais junto às empresas Dow Química Aratu, Acrilonitrila do Nordeste (Rhodia), Dow Corning Silinor, Pronor/Nitrocarbono/Propet (atualmente Braskem), Monsanto do Brasil. Iniciou sua carreira na Dow em 1979 como estagiário, foi sendo designado e convidado para cargos Gerenciais nos anos seguintes. Ocupou a Gerência Geral de fábrica de Hidrolisado da Dow Corning Silinor da Bahia de 1989 a 1992, a Gerência Corporativa Administrativa da Pronor/Nitrocarbono/Propet de 1992 a 1999, foi um Sênior Representative da Administração para a construção e implantação da fábrica da Monsanto no Polo Industrial de Camaçari – da Bahia, entre 1999 e 2002. Em 2003 ocupou o cargo de Business Partner de Recursos Humanos na Cristal, sendo também Conselheiro de Administração da Companhia de 2005 até 2014.
Atua também como Conselheiro Fiscal do Sindicato das Empresas do Polo Industrial de Camaçari, foi vice-Presidente executivo e Presidente do Conselho Fiscal da ABRH-Ba durante várias gestões e Presidente do Comitê de Gestão Estratégica de Pessoas da Câmara Americana de Comércio – AMCHAM,  Seção Bahia em 2012/13.
Viktor Maximiliano Augusto dos Santos Veras Diretor
Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com especializações em Direito Processual Civil e em Direito Civil, ambas pela Universidade Salvador – UNIFACS.
Está na Companhia desde julho de 2005, como Gerente Jurídico. Em abril de 2009 assumiu a função de membro do Conselho de Administração
Em sua experiência inclui a gerência jurídica das empresas Veracel Celulose, Bompreço Bahia S.A. (rede de supermercados/hipermercados no Estado da Bahia), Arthur Andersen S/C e Unifacs, da qual foi também professor de Direito.
Atuou também na Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, é membro da Comissão de Assessoramento Jurídico da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e vice-Presidente da Comissão Jurídica da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) – Seção Bahia.
Roberto Garcia de Souza Diretor
Engenheiro químico graduado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com MBA Executivo em Administração pela Universidade Salvador – UNIFACS, 32 anos de experiência no segmento químico industrial e sólida experiência na manufatura de dióxido de titânio, tendo ocupado diversas posições de liderança na Companhia.
Tem ampla exposição global tendo participado em diversos times globais de tecnologia e de negócios nos Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Emirados Árabes e China, inclusive participado recentemente do processo de aquisição de uma das plantas industriais do grupo na China.
Atualmente é Diretor Geral da Tronox no Brasil. Atua também como membro do conselho de administração do COFIC – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, membro do conselho diretor do SINPEQ – Sindicato das Empresas do Polo Industrial de Camaçari, sendo seu representante perante o conselho diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.
Conselho de Administração
Membro Cargo
Roberto Garcia de Souza Presidente
Engenheiro químico graduado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com MBA Executivo em Administração pela Universidade Salvador – UNIFACS, 32 anos de experiência no segmento químico industrial e sólida experiência na manufatura de dióxido de titânio, tendo ocupado diversas posições de liderança na Companhia.
Tem ampla exposição global tendo participado em diversos times globais de tecnologia e de negócios nos Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Emirados Árabes e China, inclusive participado recentemente do processo de aquisição de uma das plantas industriais do grupo na China.
Atualmente é Diretor Geral da Tronox no Brasil. Atua também como membro do conselho de administração do COFIC – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, membro do conselho diretor do SINPEQ – Sindicato das Empresas do Polo Industrial de Camaçari, sendo seu representante perante o conselho diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.
Marcelo Passos Doria Efetivo
Graduado pela Universidade Salvador – Unifacs em Direito em 2008; Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) em 2010; MBA Executivo em Finanças pelo INSPER/SP em 2018; Executive MBA Short Extension na UCLA – Anderson School of Management em 2018; Executive Development Program (EDP) for Business Leaders na The Wharton School em 2019.
Antes de ingressar na Companhia, iniciou a carreira em escritórios de advocacia, posteriormente atuou por 5+ anos em empresas de auditoria, tais como KPMG e PwC. Em 2015, ingressou na Companhia e atua como Head de Finanças da Tronox Pigmentos do Brasil, sendo responsável pelas áreas de FP&A, Tax, Tesouraria e Controladoria.
Alejandro Hernan Tochilovsky Efetivo
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Salvador – UCSal), pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA com a  Dissertação: Análise da implantação e medição de desempenho em cadeias de suprimentos – Estudo de caso com empresas de produção de commodities dos complexos industriais de Camaçari e Aratu.
Experiência profissional de 25 anos adquirida em grandes empresas nacionais e internacionais como Akzo Nobel, Braskem, Millennium Chemicals, Lyondell Chemical  Cristal e Tronox,  atuando nas áreas de planejamento, supply chain e vendas.
Experiência com fusão de empresas, ambientes e culturas diversas, interfaces complexas e gestão de conflitos relacionados a processos e pessoas. Desenvolvimento e Implementação de processos voltados diretamente para a gestão do negócio envolvendo relacionamentos e ações nas esferas governamentais, fiscal, financeira e comercial.
Vivência de aproximadamente 20 anos dedicados ao gerenciamento de contratos de grande porte, envolvendo negociações complexas, grandes somas de capital e interesses divergentes.
Experiência internacional com participação em times multidisciplinares, construindo e alinhando estratégias globais com outros executivos na América Latina, EUA, Europa e Ásia. Habilidade e flexibilidade para lidar com ambientes diversos a nível nacional e internacional, visão estratégica e foco no resultado do negócio. Fluência em inglês e espanhol. Inovação para processos de mudança e postura para aprender e passar novos conhecimentos.
Perfil empreendedor e multidisciplinar com capacidade para perseguir metas estratégicas de curto e longo prazo. Experiente negociador com diversos interlocutores. Competências interpessoais indispensáveis à participação em conselhos e diretorias nas áreas comerciais, relações governamentais e relações com investidores. Atualmente é responsável pelo departamento de Supply Chain na Tronox para a América Latina e América Central.
Conselho Fiscal
Efetivo Suplente
Massao Fábio Oya Maria Elvira Lopes
MASSAO FÁBIO OYA
Conselheiro Fiscal e de Administração Independente/ Contadorcom especialização – MBA em Gestão Financeira e Controladoria, atuando em Conselhos Fiscais e Administração de Companhias Abertas, tendo sido Conselheiro Fiscal Titular das seguintes Companhias: TIM Participações S.A. (set/11 a jan/12 e mar/12 a abr/12), Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar (abr/11 a abr/12), Wetzel S.A. (abr/11 a abr/12), Bardella S.A – Indústrias Mecânicas (abr/13 a abr/15), General Shopping S.A. (out/12 a abr/13), Companhia Providência Ind. e Comércio (abr/14 a mar/16), Companhia Paranaense de Energia – COPEL (abr/15 a abr/17 e abr/10 a abr/11), Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo/ Sabesp (abr/15 a abr/17 e abr/13 a abr/14), Pettenati Indústria Têxtil S.A. (out/14 a out/18) e WLM Participações e Comércio de Máquinas e Veículos S.A. (out/11 a abr/20). É Conselheiro Fiscal Titular presentemente das seguintes Companhias: Companhia de Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa (desde abr/17), Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (desde abr/17), São Martinho S.A. (desde jul/17), Rossi Residencial S.A. (desde abr/17), Tronox Pigmentos do Brasil S.A. (desde abr/13), Whirlpool S.A. (desde abr/18), Bicicletas Monark S.A. (desde abr/15) e Eucatex S.A. – Indústria e Comércio (desde jun/19 e de abr/15 a abr/16), sendo também Conselheiro Fiscal Suplente: Schulz S.A. (desde abr/17), General Shopping S.A. (desde abr/19) e Tupy S.A. (desde mai/20). Atualmente, também é Conselheiro de Administração da Pettenati Indústria Têxtil S.A. (desde out/18).
No período de 2009 a 2019, trabalhou na Solução Governança Corporativa e Consultoria Ltda (Associado de 2009 a 2013 e Sócio de 2013 a 2019), prestando serviços de assessoramento empresarial nas áreas contábil, societária e governança corporativa.
Welhington Lancaster Marcelo Pereira Fernandes de Barros
WELHINGTON LANCASTER
Bacharel em Ciências Contábeis, pós Graduado em Direito Tributário e Diretor Tributário da ANEFAC regional Bahia, possui mais de 25 anos de experiência em consultoria tributária e societária, com foco em tributos diretos e organização patrimonial, dos quais 14 atuou na EY. Sólida experiência em projetos de alta complexidade na área de tributos diretos, tais como recuperação e monetização de créditos fiscais do IRPJ e CSLL, incentivos (SUDENE e SUDAM), due diligence, revisão e suporte na impugnação de autos de infração. Ampla experiência em processos complexos de reestruturação societária, operações de aquisições, integração de negócios e planejamento patrimonial e sucessório, tendo trabalhado com as diversas modalidades de organização: SA, LTDA, SPE, SCP, Consócios, CSC. Atendimento de empresas nacionais e multinacionais, com forte expertise nas indústrias de bens de consumo, energia, bens de produção, varejo e serviços.
Antomar de Oliveira Rios Armando Garrido Lopes de Sá
ANTOMAR DE OLIVEIRA RIOS
Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (1994). Exerce a atividade de auditoria independente desde 1994. Nesse período, trabalhou por 11 anos na KPMG Auditores Independentes, 4 anos na Performance Auditoria e Consultoria Empresarial, 5 anos na Master Contadores Associados e 5 anos na BDO Auditores Independentes. Atualmente é sócio da BDO, responsável pelo escritório de Salvador. Auditor registrado no CNAI – Cadastro Nacional de Auditores Independente, na CVM Comissão de Valores Mobiliários e no IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes, onde atuou com Presidente da nona regional e como Conselheiro por 6 anos. Fala, escreve e lê bem em inglês. Atuou como Docente na graduação e pós graduação na Unifacs, nos componentes da área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis.
Copyright © 2020 Tronox | Todos os direitos reservados

Powered by