Relações com Investidores
Site Institucional

Diretoria e Conselho


Diretoria e Conselho

Diretoria e Conselho

Diretoria
Membro Cargo
Rodrigo Jacobina Assunção Diretor
Pós graduado em Controladoria e Gestão de Negócios pela UNIFACS (2009). Graduado em Administração de Empresas pela UNIFACS (2000). Atualmente exerce a função de Gerente de Recursos Humanos e Serviços Administrativos da operação Brasil da empresa Tronox Pigmentos do Brasil S.A. Trabalha na Tronox desde 2000 sempre na área de recursos humanos e serviços administrativos, durante esse período exerceu as funções de analista, líder de planejamento de pessoal, orçamento, benefícios e atualmente esta na função de Gerente. Representa a empresa como membro na Comissão de Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho do COFIC e também é membro da Comissão de Gestão Estratégicas de Pessoas na AMCHAM (American Chamber).
Viktor Maximiliano Augusto dos Santos Veras Diretor
Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com especializações em Direito Processual Civil e em Direito Civil, ambas pela Universidade Salvador – UNIFACS.
Está na Companhia desde julho de 2005, como Gerente Jurídico. Em abril de 2009 assumiu a função de membro do Conselho de Administração
Em sua experiência inclui a gerência jurídica das empresas Veracel Celulose, Bompreço Bahia S.A. (rede de supermercados/hipermercados no Estado da Bahia), Arthur Andersen S/C e Unifacs, da qual foi também professor de Direito.
Atuou também na Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, é membro da Comissão de Assessoramento Jurídico da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e vice-Presidente da Comissão Jurídica da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) – Seção Bahia.
Roberto Garcia de Souza Diretor
Engenheiro químico graduado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com MBA Executivo em Administração pela Universidade Salvador – UNIFACS, 32 anos de experiência no segmento químico industrial e sólida experiência na manufatura de dióxido de titânio, tendo ocupado diversas posições de liderança na Companhia.
Tem ampla exposição global tendo participado em diversos times globais de tecnologia e de negócios nos Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Emirados Árabes e China, inclusive participado recentemente do processo de aquisição de uma das plantas industriais do grupo na China.
Atualmente é Diretor Geral da Tronox no Brasil. Atua também como membro do conselho de administração do COFIC – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, membro do conselho diretor do SINPEQ – Sindicato das Empresas do Polo Industrial de Camaçari, sendo seu representante perante o conselho diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.
Conselho de Administração
Membro Cargo
Roberto Garcia de Souza Presidente
Engenheiro químico graduado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com MBA Executivo em Administração pela Universidade Salvador – UNIFACS, 32 anos de experiência no segmento químico industrial e sólida experiência na manufatura de dióxido de titânio, tendo ocupado diversas posições de liderança na Companhia.
Tem ampla exposição global tendo participado em diversos times globais de tecnologia e de negócios nos Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Emirados Árabes e China, inclusive participado recentemente do processo de aquisição de uma das plantas industriais do grupo na China.
Atualmente é Diretor Geral da Tronox no Brasil. Atua também como membro do conselho de administração do COFIC – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, membro do conselho diretor do SINPEQ – Sindicato das Empresas do Polo Industrial de Camaçari, sendo seu representante perante o conselho diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.
Marcelo Passos Doria Efetivo
Graduado pela Universidade Salvador – Unifacs em Direito em 2008; Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) em 2010; MBA Executivo em Finanças pelo INSPER/SP em 2018; Executive MBA Short Extension na UCLA – Anderson School of Management em 2018; Executive Development Program (EDP) for Business Leaders na The Wharton School em 2019.
Antes de ingressar na Companhia, iniciou a carreira em escritórios de advocacia, posteriormente atuou por 5+ anos em empresas de auditoria, tais como KPMG e PwC. Em 2015, ingressou na Companhia e atua como Head de Finanças da Tronox Pigmentos do Brasil, sendo responsável pelas áreas de FP&A, Tax, Tesouraria e Controladoria.
Alejandro Hernan Tochilovsky Efetivo
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Salvador – UCSal), pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA com a  Dissertação: Análise da implantação e medição de desempenho em cadeias de suprimentos – Estudo de caso com empresas de produção de commodities dos complexos industriais de Camaçari e Aratu.
Experiência profissional de 25 anos adquirida em grandes empresas nacionais e internacionais como Akzo Nobel, Braskem, Millennium Chemicals, Lyondell Chemical  Cristal e Tronox,  atuando nas áreas de planejamento, supply chain e vendas.
Experiência com fusão de empresas, ambientes e culturas diversas, interfaces complexas e gestão de conflitos relacionados a processos e pessoas. Desenvolvimento e Implementação de processos voltados diretamente para a gestão do negócio envolvendo relacionamentos e ações nas esferas governamentais, fiscal, financeira e comercial.
Vivência de aproximadamente 20 anos dedicados ao gerenciamento de contratos de grande porte, envolvendo negociações complexas, grandes somas de capital e interesses divergentes.
Experiência internacional com participação em times multidisciplinares, construindo e alinhando estratégias globais com outros executivos na América Latina, EUA, Europa e Ásia. Habilidade e flexibilidade para lidar com ambientes diversos a nível nacional e internacional, visão estratégica e foco no resultado do negócio. Fluência em inglês e espanhol. Inovação para processos de mudança e postura para aprender e passar novos conhecimentos.
Perfil empreendedor e multidisciplinar com capacidade para perseguir metas estratégicas de curto e longo prazo. Experiente negociador com diversos interlocutores. Competências interpessoais indispensáveis à participação em conselhos e diretorias nas áreas comerciais, relações governamentais e relações com investidores. Atualmente é responsável pelo departamento de Supply Chain na Tronox para a América Latina e América Central.
Conselho Fiscal
Efetivo Suplente
Massao Fábio Oya Maria Elvira Lopes
MASSAO FÁBIO OYA
Conselheiro Fiscal e de Administração Independente/ Contadorcom especialização – MBA em Gestão Financeira e Controladoria, atuando em Conselhos Fiscais e Administração de Companhias Abertas, tendo sido Conselheiro Fiscal Titular das seguintes Companhias: TIM Participações S.A. (set/11 a jan/12 e mar/12 a abr/12), Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar (abr/11 a abr/12), Wetzel S.A. (abr/11 a abr/12), Bardella S.A – Indústrias Mecânicas (abr/13 a abr/15), General Shopping S.A. (out/12 a abr/13), Companhia Providência Ind. e Comércio (abr/14 a mar/16), Companhia Paranaense de Energia – COPEL (abr/15 a abr/17 e abr/10 a abr/11), Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo/ Sabesp (abr/15 a abr/17 e abr/13 a abr/14), Pettenati Indústria Têxtil S.A. (out/14 a out/18) e WLM Participações e Comércio de Máquinas e Veículos S.A. (out/11 a abr/20). É Conselheiro Fiscal Titular presentemente das seguintes Companhias: Companhia de Ferro Ligas da Bahia – Ferbasa (desde abr/17), Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (desde abr/17), São Martinho S.A. (desde jul/17), Rossi Residencial S.A. (desde abr/17), Tronox Pigmentos do Brasil S.A. (desde abr/13), Whirlpool S.A. (desde abr/18), Bicicletas Monark S.A. (desde abr/15) e Eucatex S.A. – Indústria e Comércio (desde jun/19 e de abr/15 a abr/16), sendo também Conselheiro Fiscal Suplente: Schulz S.A. (desde abr/17), General Shopping S.A. (desde abr/19) e Tupy S.A. (desde mai/20). Atualmente, também é Conselheiro de Administração da Pettenati Indústria Têxtil S.A. (desde out/18).
No período de 2009 a 2019, trabalhou na Solução Governança Corporativa e Consultoria Ltda (Associado de 2009 a 2013 e Sócio de 2013 a 2019), prestando serviços de assessoramento empresarial nas áreas contábil, societária e governança corporativa.
Welhington Lancaster Marcelo Pereira Fernandes de Barros
WELHINGTON LANCASTER
Bacharel em Ciências Contábeis, pós Graduado em Direito Tributário e Diretor Tributário da ANEFAC regional Bahia, possui mais de 25 anos de experiência em consultoria tributária e societária, com foco em tributos diretos e organização patrimonial, dos quais 14 atuou na EY. Sólida experiência em projetos de alta complexidade na área de tributos diretos, tais como recuperação e monetização de créditos fiscais do IRPJ e CSLL, incentivos (SUDENE e SUDAM), due diligence, revisão e suporte na impugnação de autos de infração. Ampla experiência em processos complexos de reestruturação societária, operações de aquisições, integração de negócios e planejamento patrimonial e sucessório, tendo trabalhado com as diversas modalidades de organização: SA, LTDA, SPE, SCP, Consócios, CSC. Atendimento de empresas nacionais e multinacionais, com forte expertise nas indústrias de bens de consumo, energia, bens de produção, varejo e serviços.
Antomar de Oliveira Rios Armando Garrido Lopes de Sá
ANTOMAR DE OLIVEIRA RIOS
Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (1994). Exerce a atividade de auditoria independente desde 1994. Nesse período, trabalhou por 11 anos na KPMG Auditores Independentes, 4 anos na Performance Auditoria e Consultoria Empresarial, 5 anos na Master Contadores Associados e 5 anos na BDO Auditores Independentes. Atualmente é sócio da BDO, responsável pelo escritório de Salvador. Auditor registrado no CNAI – Cadastro Nacional de Auditores Independente, na CVM Comissão de Valores Mobiliários e no IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes, onde atuou com Presidente da nona regional e como Conselheiro por 6 anos. Fala, escreve e lê bem em inglês. Atuou como Docente na graduação e pós graduação na Unifacs, nos componentes da área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis.
Copyright © 2020 Tronox | Todos os direitos reservados

Powered by